NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

23/10/2022

QUASE 500 MOTOS ROUBADAS EM MOSSORÓ EM 2022





Roubos de carros e motos são frequentes em Mossoró; vítimas divulgam até imagens dos veículos em redes sociais para tentar recuperá-los.
Provavelmente, você conhece ou pelo menos já ouviu falar de alguém que teve algum veículo levado por assaltantes. Esse tipo de delito é bastante comum em todo o país. E no Rio Grande do Norte, a situação não é diferente. Nessa esteira dessa modalidade criminosa, os principais alvos são as motocicletas. Para se ter uma ideia, quase 500 motos já foram roubadas apenas em Mossoró nestes nove meses de 2022.
São centenas os frequentes relatos desse tipo de ocorrência em todo o território potiguar. Na manhã  do último dia 14, o alvo de bandidos foi uma moto tipo Pop de cor vermelha. O crime aconteceu em rua do bairro Bom Jardim, em Mossoró. A informação é de que a vítima estava saindo de casa para o trabalho quando uma dupla de motocicleta se aproximou e anunciou o assalto.
O ladrão que estava na garupa pegou a moto da vítima e fugiu junto com o comparsa que seguiu no outro veículo. Até o fechamento desta matéria, ainda não havia informações sobre o paradeiro da moto roubada. E na tarde desta quinta-feira (20), um homem teve um carro tipo Hilux levado de assalto também em Mossoró.
A ação criminosa foi gravada por câmera de segurança de uma residência próxima do local. As imagens mostram inicialmente a vítima parada perto do veículo, que estava estacionado em via pública, sendo surpreendido por um ladrão que se aproxima a pé e anuncia o roubo de arma em punho. Em seguida, a vítima é forçada a se deitar ao chão e é revistada pelo criminoso que pega a chave da caminhonete e foge rapidamente no veículo.
Até o fechamento desta matéria, também ainda não havia informações sobre o paradeiro do automóvel levado.
Quase 500 motos roubadas em Mossoró em 2022 e mais de 700 em 2021
Os casos específicos citados na primeira parte desta reportagem estão muito longe de serem isolados. A ocorrência de roubos e furtos de veículos no Rio Grande do Norte tem se tornado bastante frequente. Como já citado no começo da matéria, quase 500 motocicletas já foram roubadas somente em Mossoró entre os meses de janeiro e setembro deste ano.
Os dados foram repassados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) nesta semana a pedido da reportagem. Os números da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) mostram que foram registrados 486 roubos de motos em Mossoró no decorrer dos nove primeiros meses de 2022.
O levantamento mostra ainda que no mesmo período de 2021 foram notificados 710 roubos de motocicletas em Mossoró, entre 1º de janeiro e 30 de setembro do ano passado. O comparativo aponta que a incidência desse tipo de crime na cidade apresentou uma redução considerável neste ano, em relação ao mesmo espaço de tempo de 2021.
As estatísticas da Coine, baseadas em dados das forças de segurança pública estadual e federal, dão conta de uma diminuição de 31,5% na quantidade de casos em 2022.
Vítimas divulgam até imagens dos veículos em redes sociais para tentar recuperá-los
“Moto roubada. Recompensa para quem souber o paradeiro.” Essa mensagem em uma imagem junto com a foto do veículo e uma forma de contato é a maneira que vem sendo amplamente utilizada por vítimas que têm o veículo alvo de assalto.
A medida vem sendo amplamente adotada também pela população de Mossoró. Além dos registros policiais, as vítimas têm costumeiramente utilizado redes sociais para divulgar o ocorrido na tentativa até de facilitar a recuperação do veículo, inclusive com oferta até de recompensa.
Foi o procedimento empregado pelo comerciário Jonas Matias, de 34 anos de idade, depois de ter a moto dele recém-comprada levada por um ladrão. Ele contou que estava saindo de casa para o trabalho pela manhã cedo quando foi abordado pelo assaltante.
“Ele apareceu do nada e foi logo dizendo para eu me afastar da moto. Ele estava muito nervoso e com mão dentro da camisa. Então, me afastei da moto e deixei a chave na ignição”, relatou ele, dizendo que registrou queixa do roubo e passou a divulgar junto com amigos em redes sociais imagem do veículo e a informação de que tinha sido roubado.
Até o fechamento desta matéria, também ainda não havia informações sobre o paradeiro do automóvel levado.
Forças de Segurança Pública no RN atuam na recuperação de veículos roubados
As forças de segurança pública no Rio Grande do Norte têm atuado fortemente na recuperação de veículos roubados. As Polícias militar, civil e rodoviária federal, além das Guardas Municipais, têm trabalhado intensamente no estado para reaver os carros e motos alvos de assaltos. Prova disso são as diversas ações pelo território potiguar que resultam na devolução de veículos para os legítimos proprietários.
Na noite da última quinta-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou no km 109, da BR-101, na região da Grande Natal, um veículo roubado e prendeu um homem de 35 anos. A PRF informou que o carro do modelo Siena, de cor vermelha, transitava com placas clonadas para dificultar a ação da polícia.
Segundo a PRF, essa mais recente ação aconteceu durante abordagem em uma fiscalização de rotina. A corporação disse que na ocasião o condutor não apresentou o documento do veículo, o que elevou a suspeita dos policiais; e detalhou que após analisarem os elementos identificadores do veículo, a equipe PRF constatou que se tratava de um veículo roubado no estado de Pernambuco no ano de 2018.
Diante dos fatos, o motorista do veículo recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes da zona sul de Natal. Também nesta semana, uma motocicleta roubada foi recuperada pela Polícia Militar, durante patrulhamento em Natal. O caso foi registrado quando a equipe da PM recebeu denúncia de que dois homens em uma moto teriam tentado se aproximar de outro veículo, possivelmente, segundo a PM, na intenção de praticar ilícito.
De posse das informações, a equipe realizou rondas ostensivas e visualizou uma dupla no centro da cidade com as características próximas às que foram repassadas. Segundo a PM, antes da aproximação, os ocupantes visualizaram a viatura e empreenderam fuga. A polícia disse que então foi realizado o acompanhamento tático até a zona Oeste da capital potiguar, onde os suspeitos perderam o controle da moto ao tentar transpassar um córrego.
Ainda conforme a PM, após a queda, ambos tentaram fugir a pé e o condutor evadiu-se por um matagal próximo e o garupa foi alcançado pelos policiais. Realizada abordagem pessoal do garupa e verificada a situação da moto, foi constatado que esta tratava-se de uma Honda CG 160 FAN que tinha sido roubada na semana passada. Diante dos fatos, a motocicleta e o garupa menor de idade foram levados para a Delegacia da Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis. 

Por Fabio Vale / Repórter do Jornal de Fato

comentário(s) pelo facebook:

Um comentário:

  1. Tem que aumentar o efetivo militar e cobrar do secretário publico de justiça e segurança o empenho máximo dos policiais civis e militares se esforçar bastante porque é com nossos impostos tribulações que trabalhamos pra pagar os salários desse servidores públicos do estado.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se