NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

13/07/2019

MENINO DE 8 ANOS SALVA IRMÃ RECEM-NASCIDA DE ENGASGO EM MOSSORÓ AO CHAMAR O SAMU POR TELEFONE



O que poderia ser mais um trote passado à Central Telefônica do SAMU Mossoró salvou a vida da recém-nascida Maria Eduarda, de 26 dias, nesta sexta-feira (12). Por volta das 10h, o SAMU recebeu um chamado de uma criança de 8 anos pedindo para que fosse até sua casa socorrer sua irmã recém-nascida de um engasgamento. Na primeira ligação os profissionais do SAMU chegaram a pensar que era trote, mas a insistência da criança ao ligar novamente e descrever o caso com propriedade de informações fez com que a equipe fosse ao local de imediato.
“Na segunda ligação, a firmeza da criança e os detalhes de informações fizeram com que o médico confiasse plenamente na ligação e enviasse de imediato a ambulância.”, relata o socorrista Luciano, que estava na equipe e foi o primeiro a sair da ambulância e correr para salvar a recém-nascida no bairro Paredões.
“Eu desci correndo, me antecipei da nossa equipe, peguei a criança pelos braços e fiz a manobra de desengasgo. Graças a Deus foi um sucesso. Logo em seguida o médico chegou, avaliou o estado da criança, levou para viatura, fez aspiração e identificou que os sinais vitais estavam normais.”, explica o socorrista.
Logo em seguida, a equipe do SAMU devolveu a criança para a mossoroense Raquel Raiane, de 26 anos, mãe de Maria de Eduarda. Raquel lembra que a filha estava dormindo de manhã quando se levantou para tomar banho. Nesse momento, percebeu que estava saindo leite pelo nariz da recém-nascida. “Eu levantei ela e fiquei ‘Maria’, ‘Maria’, ‘Maria’, e eu muito perturbada porque ela estava quase desmaiada. Eu fiz uns procedimentos, ela chorou e começou a babar. Eu não sabia se ela tinha tornado ou estava desmaiada, morrendo. Nessa hora eu gritei, ‘Pedro, ajuda aqui a mainha, ligue pro SAMU’”.
Pedro Henrique, de 8 anos, agiu rápido. Pegou o celular e ligou para o 192. Só ele, a mãe e a irmã estavam em casa. A ligação não durou muito e caiu na primeira tentativa, mas o menino ligou novamente e passou as informações para o SAMU. O que facilitou a chegada rápida da equipe era que o menino sabia o endereço e foi preciso em algumas informações. Sua mãe sempre o estimulou a saber o endereço de onde mora e os números de celulares dos pais e outros familiares.
“Enquanto eu estava tentando salvar minha filha ele estava no telefone passando as informações pro SAMU. A equipe chegou muito rápido. E quando eles chegaram eu entreguei minha filha e saí pra área de serviço porque eu estava chorando desesperada. O atendimento foi muito rápido, tanto que eles conseguiram reanimar ela. Tive um profundo sentimento de gratidão ao ver minha filha salva. Eu sou muito grata ao SAMU ”, relembra chorando Raquel como aconteceu o momento que o SAMU salvou sua fila.
Os profissionais do SAMU passaram todas as orientações aos familiares de como realizar o desengasgo caso venha a ocorrer novamente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência volta a reforçar à sociedade que todos se conscientizem a respeito de não passar trotes para o SAMU. Felizmente esse caso se resolveu da melhor forma possível. Não passar trote para o SAMU ajuda no direcionamento da equipe para ocorrências que podem salvar inúmeras vidas.

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se