A Prefeitura de Mossoró reuniu na última sexta-feira (12), as forças de segurança do município para esquematizar ações efetivas visando garantir a paz e tranquilidade do “Mossoró Cidade Junina” 2023. Além do grande efetivo para a festa, a Prefeitura utilizará tecnologia de ponta para reforçar o monitoramento de todos os polos, com uso de câmeras de videomonitoramento, com recurso de identificação facial.
Com o “Mossoró Cidade Junina” maior, com mais dias de programação e novos polos, a Guarda Civil Municipal vai operar com efetivo máximo. Além disso, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e empresa privada contratada vão fortalecer a segurança da festa.
Igor Ferradaes, secretário de Cultura, destaca que a segurança do povo é prioridade. Atento à demanda, frisa que todo esquema estratégico está sendo trabalhado junto às instituições, ouvindo todos os órgãos parceiros, com efetiva participação de todos.
“Estamos reunindo todas as forças de segurança para que não ocorra eventualidades. A prioridade é o povo, portanto a segurança é fundamental para garantirmos a tranquilidade da festa. Todas as forças, várias instituições presentes, inclusive a empresa privada que vai estar dando apoio na segurança. Estamos apresentando a configuração do evento, para que tudo ocorra dentro da normalidade”, explicou Igor Ferradaes.
De acordo com Thiago Fernandes, comandante da Guarda Civil Municipal, o uso da tecnologia foi muito aproveitado na última edição. A ferramenta será ampliada, chegando a novos espaços, garantindo ainda mais a segurança da população. Além do monitoramento em tempo real, o sistema de identificação facial consulta o banco de dados da justiça, identificando e alertando a central de monitoramento caso algum foragido entre na festa.
“Nós vamos pegar o que deu certo ano passado e vamos ampliar com mais efetivos e tecnologia, com mais segurança para realmente as pessoas que venham curtir o MCJ, venham se divertir com mais segurança, com total tranquilidade. A Guarda Municipal vai com seu efetivo total, todos os dias de eventos”, disse Thiago Fernandes.
“Todos os locais vão contar com a cobertura e segurança da Guarda Civil Municipal, física e virtualmente, com várias câmeras, reconhecimento facial, revistas, todo um controle para dar realmente a segurança que cada participante merece. Vamos cruzar os dados através do banco de informações junto aos órgãos de segurança pública, para que, junto à tecnologia, haja um comparativo identificando pessoas que tenham problemas na Justiça”, completa Thiago Fernandes.
Os polos do “Mossoró Cidade Junina” contarão com unidades móveis da Polícia Civil, com atendimento especializado à mulher. “Teremos uma grande logística durante a programação do MCJ. A novidade neste ano será o plantão relacionado à Lei Maria da Penha. Nós vamos selecionar policiais qualificados nessas circunstâncias de atendimento, para auxiliar às vítimas de crimes baseados na Lei Maria da Penha”, destacou Rafael Arraes, delegado regional da Polícia Civil.
“A Polícia Militar se fará presente em todos os eventos, com uma atenção maior na Estação das Artes Elizeu Ventania, onde é registrado uma grande concentração de público. Vamos trabalhar com 350 policiais militares diariamente, sendo policiamento extensivo normal, policiamento de trânsito e policiamento ambiental. Parte desse efetivo vem de Natal para nos apoiar, outra parte do Seridó e nosso efetivo”, anunciou Walmary Costa, comandante do policiamento regional.
Participaram do encontro agentes da Guarda Civil Municipal, trânsito municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e do Departamento Estadual de Trânsito.
0 Deixe seu comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.