NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

15/12/2021

[VÍDEO] VEREADOR DE MOSSORÓ USA TERMOS MULHER RUIM' E 'BAITOLA' E É ALVO DE CRÍTICAS DE PARLAMENTARES




Discurso foi feito no plenário da Casa na terça-feira (14) e direcionado a um líder comunitário de oposição, que estava na galeria.
Vereador Raério Araújo (PSD), Mossoró RN — Foto: Reprodução

"Eu digo aqui, digo na cara de qualquer um, a você, porque eu estou de frente. Porque eu não tenho medo, não. Agora seja homem e diga na minha cara. Não fique falando por trás não, feito mulher ruim e 'baitola'". (Assista abaixo)
Essa foi a fala do vereador Raério Araújo (PSD) no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, em sessão na terça-feira (14). O discurso, direcionado a um líder comunitário opositor na galeria da Casa, foi criticado por parlamentares e por representantes dos movimentos feministas e LGBTQIA+.
A vereadora Larissa Rosado (PSDB) disse não concordar com as falas do vereador e ressaltou a importância do respeito no plenário da Casa.
"Nós defendemos o respeito dentro do plenário. Nós mulheres temos sido vítimas de violência política diariamente no nosso país. Nós não concordamos com o teor das falas do colega vereador. Nem com relação às mulheres, nem com relação à comunidade LGBTQIA+".
A vereadora Marleide Cunha (PT) disse que essa não é a primeira vez que o vereador se envolve em polêmicas como essa, com discursos ofensivos.
"Fui vítima no mês de setembro. O vereador me agrediu violentamente. Disse, por exemplo, que eu poderia gritar e latir que ele não tinha medo. Disse outro dia que eu não tinha direito à fala porque eu ia falar besteira", disse. (RELEMBRE VÍDEO)
"E agora, mais uma vez, uma agressão às mulheres e às pessoas que são LGBTs. É preciso dar um basta nisso. A sociedade está se manifestando, repudiando esse tipo de comportamento, mas a Câmara Municipal ainda está em silêncio. E o silêncio é apoio, é conivência, é manutenção desse tipo de comportamento".
Em nota, a Câmara Municipal de Mossoró disse que o discurso não representa o posicionamento da Casa. O presidente da Câmara, o vereador Lawrence Amorim (Solidariedade), disse que o vereador foi advertido pela fala.
"O posicionamento da Câmara é bem claro. Nós aqui debatemos e buscamos o debate de forma sadia dentro do campo democrático. Nós conversamos com o vereador e foi feito, conforme o regimento, uma advertência pessoal para que ele melhorasse o debate nesse sentido. Mas é uma opinião pessoal dele, que não foi direcionada a nenhum parlamentar dentro do plenário", disse.
Como protesto, o vereador Pablo Aires (PSB) foi à Câmara nesta quarta-feira (15) com a bandeira que simboliza o movimento LGBTQIA+. O parlamentar disse que deve se reunir com outros vereadores para que as declarações não fiquem impunes.
"A possibilidade de acionar o Ministério Público ou de fazer uma denúncia ao conselho de ética. Então nós precisamos enquadrar a melhor situação para que a gente busque uma punição para esse caso e evite que no futuro esse tipo de situação como essa, que só fazem reforçar o preconceito, a discriminação, a homofobia, o ataque às mulheres. E sustentando dentro da Câmara um discurso que repercute na rua".
O discurso também foi criticado por movimentos feministas.
"O espanto que a gente ainda escute numa câmara municipal, numa cidade como Mossoró, aberrações dessa natureza, que não engrandecem em nada a função pública de quem fala", pontuou Telma Gurgel, do Coletiva Motim Feminista.

G1-RN
NOME

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se