NOME NOME NOME NOME NOME

17/12/2021

DEFESA CIVIL GARANTE CONTINUIDADE DA OPERAÇÃO CARRO-PIPA EM MOSSORÓ-RN




Por conta da grande seca instalada em todo o Estado do Rio Grande do Norte, o município de Mossoró decretou Situação de Emergência por Seca. A Defesa Civil Nacional reconheceu o cenário crítico que vive a cidade, mantendo a operacionalização do programa carro-pipa por mais 6 meses no município. A ajuda proveniente do Governo Federal beneficia mais de 5 mil pessoas em 39 comunidades rurais. 
Segundo a Defesa Civil Municipal, a zona rural de Mossoró compreende quase 90% do território do município. Em algumas regiões, os moradores não têm acesso à água encanada ou poço artesiano, dependendo exclusivamente do carro-pipa para aquisição de água potável. 
A seca é um desastre natural que se repete pelo semiárido nordestino com efeitos graves, principalmente para os moradores da zona rural, provocando uma série de prejuízos econômicos ou sociais. Em Mossoró, o efeito mais grave da seca é a escassez de água potável para os moradores da zona rural, sendo necessário o aporte do poder público para mitigar as dificuldades de acesso à água potável, principalmente com a Operação Carro-Pipa. 
No último dia 24 de novembro, a Prefeitura publicou no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) o Decreto de Situação de Emergência por Seca, visando garantir o apoio do Governo Federal para o combate aos efeitos da seca. 
"Com a decretação da situação de emergência por seca, coube à Defesa Civil Municipal reunir em processo uma série de documentos que comprovariam a necessidade de apoio federal para o combate aos efeitos da seca. Esse processo foi encaminhado para análise em Brasília, tendo sido publicado no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento federal da situação de seca em nosso município", explicou Alcivan Gama, coordenador da Defesa Civil.
O coordenador lembra ainda que "a Prefeitura Municipal de Mossoró mantém com recursos próprios sua Operação Carro-Pipa, administrada pela Secretaria de Agricultura. Com o reconhecimento federal, garantimos a permanência da Operação Carro-Pipa Federal, por mais 6 meses, o que gera uma economia financeira em torno de 1 milhão de reais, tomando-se como base os valores gastos no mesmo período para a manutenção da Operação Carro-Pipa Municipal", completou Alcivan Gama.


comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se