NOME NOME NOME NOME NOME

10/06/2021

OPERAÇÃO "PRENDA-ME SE FOR CAPAZ" DO MP PRENDE LIDER DE GRUPO ESPECIALIZADO EM APLICAR GOLPES CONTRA IDOSOS NO RN




Material apreendido durante operação do Ministério Público contra grupo suspeito de fraudes no RN — Foto: MPRN/Divulgação

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte prendeu um homem suspeito de chefiar um grupo especializado em aplicar golpes contra idosos e instituições financeiras pela internet, nesta quinta-feira (10).
Segundo os investigadores, o homem de 51 anos seria líder de um grupo criminoso que teria aberto mais de 100 contas bancárias fraudulentas. Os golpes devem ultrapassar o valor de R$ 1 milhão.
Até o momento, 14 vítimas foram identificadas, mas há possibilidade de o grupo já ter feito mais de 100 vítimas, de acordo com a corporação.
Operação Prenda-me se for capaz cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nas cidades de Natal e Várzea nesta quinta-feira.
Dois mandados foram de busca eram contra um empresário do ramo de empréstimo consignado que, ao que tudo indica, cooptava vítimas e contratava operações financeiras fraudulenta, prejudicando essas pessoas.
A empresa promotora de crédito sediada no centro de Natal também foi alvo das buscas. Segundo o MP, as investigações demonstraram a participação de outras pessoas que serão identificadas ao longo da investigação.
Investigação
De acordo com o MP, as investigações foram iniciadas após um idoso informar que tinha sido vítima de um prejuízo de aproximadamente R$ 40 mil, proveniente de empréstimos consignados e compras com cartões - serviços que nunca contratou.
Os investigadores perceberam que a fraude foi operacionalizada totalmente pela internet, através de aplicativos dos bancos, provedores de conteúdo e utilizando até as plataformas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Ainda de acordo com o MP, as investigações comprovaram a existência de um grupo articulado, com divisão de tarefas que iam desde a falsificação de documentos, abertura de contas, contratação de empréstimos, movimentações financeiras e utilização dos valores de forma digital.
Como funcionava
As contas bancárias eram abertas pelos aplicativos dos bancos utilizando a documentação falsa. Esse era o ponto de partida para a contratação dos empréstimos e outros serviços financeiros.
Com base nisso, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) passou a rastrear e monitorar os vestígios digitais deixados pelos operadores do esquema, com autorização judicial.
A partir dos vestígios, as análises demonstraram quais os bancos preferidos pelo grupo, como eram utilizados os valores e até mesmo a localização exata dos envolvidos.
Suspeito preso preventivamente
Com o decorrer da investigação, totalmente cibernética, foi possível identificar um homem de 51 anos, que é considerado o líder da organização, que não teria outro meio de vida senão a prática destes crimes. Ele foi preso preventivamente.
Foi um trabalho de investigação 100% cibernético, dado o grau de sofisticação e modus operandi deste grupo que atuava quase que exclusivamente pelas plataformas digitais, no que esporadicamente compareciam a algum terminal de autoatendimento para realizar saques. Os rastros digitais deixados foram analisados pelo Gaeco. Acompanhar a rotina dos operadores destas fraudes foi o maior desafio, dada a praticidade e mobilidade proporcionadas pelas ferramentas de tecnologia, no que eles não se estabeleciam por muito tempo em um local fixo”, explicou Liv Severo, promotora de Justiça que coordenou as investigações.
Segundo o MP, o nome da operação "Prenda-me se for capaz" é uma referência a estória de um dos maiores falsificadores e impostores dos Estados Unidos, que assumia identidades falsas para aplicar seus golpes, tendo se esquivado das autoridades por vários anos.
MPRN cumpriu mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nesta quinta-feira (10) em Natal e Várzea. — Foto: MPRN/Divulgação

G1-RN
NOME

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se