NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

06/05/2021

CHUVA DE METEOROS PODERÁ SER VISTA NO CÉU DO RN NA MADRUGADA DE SEXTA (7); SAIBA COMO OBSERVAR




Fenômeno terá pico às 3h, segundo professor da UFRN. Meteoros são resquícios deixados pelo cometa Halley no sistema solar.
Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada desta quinta-feira (6) no Acre — Foto: Arquivo pessoal/Nivardo Melo

Uma chuva de meteoros poderá ser vista no céu do Rio Grande do Norte na madrugada desta sexta-feira (6). De acordo com pesquisadores, o pico deverá ocorrer por volta das 3h. Chamada de Eta Aquáridas, a chuva é formada de resquícios do cometa Halley deixados durante sua passagem pela Terra há 35 anos.
Segundo o astrônomo José Renan Medeiros, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, a chuva de meteoros ocorre porque nesse período a terra "mergulha" em uma região onde estão os resquícios deixados pelo cometa, quando se aproximou do sol, e que são atraídos pela gravidade.
"Ao entrar na atmosfera da Terra, esse material queima em combustão, causando a chuva de meteoros, que pode ser visível sem necessidade de equipamentos. É um colírio para os olhos", disse.
De acordo com o professor, os interessados ainda poderão ver chuvas como essa pelos próximos dias, porém o pico ocorre na madrugada desta sexta-feira (7).
A chuva de meteoros terá uma visibilidade ainda maior na região Sul do país, porém o professor afirma que será possível observar o fenômeno no Rio Grande do Norte. O ideal, de acordo com ele, é olhar para o Leste, na direção do nascer do sol, por volta das 3h.
"É interessante buscar a região do céu entre a Lua e o planeta que aparece mais brilhante, que é Júpiter. Deve-se olhar para a esquerda desses dois corpos. A chuva de meteoros não virá diretamente da região onde estará a Lua, mas de um ponto localizado à esquerda da região onde estarão a Lua e Júpiter", disse.
Quanto menos luz, melhor será visualização. "O ideal é que o céu esteja claro, ou seja, com poucas nuvens e quanto menos poluição luminosa, melhor", afirmou.

G1-RN


NOME

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se