NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

25/09/2020

CAERN VAI COLOCAR EM OPERAÇÃO DOIS NOVOS POÇOS EM FELIPE GUERRA-RN



A cidade de Felipe Guerra receberá dois novos poços na próxima semana. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está finalizando as obras para o funcionamento dos dois poços que vão oferecer garantia hídrica à zona urbana da cidade. Os dois poços serão ativados para equalizar o abastecimento. Após a regularização, o poço da Lagoa da Jurema será utilizado como poço reserva para situações emergenciais. 
Na Lagoa da Jurema, as obras operacionais para funcionamento do mesmo, que estavam previstas para serem finalizadas nesta sexta-feira (25), vão continuar no final de semana, e a previsão é concluir na segunda (28). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está investindo somente neste poço R$ 210 mil com equipamentos como conjunto motobomba, cabos, colunas e quadro de comando elétrico. Além das obras de infraestrutura como cerca, abrigo e interligação da adutora. De acordo com o gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, o poço será colocado em funcionamento na noite da segunda-feira (28). As obras como muro e abrigo, vão continuar em andamento. 
Está sendo perfurado um poço, no Sítio São Lourenço, que deverá entrar em operação na próxima semana. As equipes estão trabalhando com empenho para finalizar a obra. Nesta sexta-feira (25), está sendo injetado um produto para retirar a lama que ficou após a perfuração. No sábado (26), começará a cimentação que reveste o poço para garantir a descida do conjunto motobomba. No domingo (27), o poço irá ser testado e na próxima semana começará o bombeamento para a cidade.
Este novo poço está sendo perfurado ao lado do antigo poço do Sítio São Lourenço. As vantagens do novo poço em relação ao antigo é que ele terá duas entradas de água, ou seja, a possiblidade de captar água é maior. No poço antigo só tinha uma entrada de água. 
O poço antigo, mesmo com uma profundidade de 35 metros, tem uma redução no seu interior, que não permite a passagem da bomba até essa profundidade. A bomba só chega a 19 metros. O novo poço permitirá que a captação seja feita a uma profundidade de 30 metros.  O novo poço do Sítio São Lourenço é suficiente para abastecer Felipe Guerra. A Caern também está ativando o poço da Lagoa da Jurema para garantir oferta hídrica em situações emergenciais. 
Márcio Bruno relata que nesse primeiro momento os dois poços ficarão funcionando ao mesmo tempo. Mas após a regularização, o da Lagoa da Jurema vai operar quando houver necessidade. O gerente acrescenta que a Caern está suspendendo a cobrança dos moradores de Felipe Guerra, que ficaram, por mais de 15 dias consecutivos, sem abastecimento regular.

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se