NOME NOME NOME NOME NOME

01/04/2019

MÉDICO DO RN DESABAFA SOBRE 'BUROCRACIA PARA FAZER TRANSPLANTE DE CORAÇÃO EM CRIANÇA DE 7 ANOS



"Não se deveria fazer contas para tentar salvar uma vida", reclamou Madson Vidal em postagem que ganhou repercussão nas redes sociais.
Madson Vidal médico RN — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi
O médico potiguar Madson Vidal fez um desabafo em sua rede social no último domingo (31) ao relatar a dificuldade para conseguir marcar um transplante de coração com urgência para uma paciente de 7 anos de idade, que está internada e sobrevive com ajuda de aparelhos no Hospital Rio Grande, na Zona Leste de Natal.
O relato do médico, que ganhou repercussão nas redes sociais do estado, clamava por um decisão rápida para Brunna Silveira Lopes pudesse receber o novo órgão. "Não se deveria fazer contas ou haver 'burocracias' para tentar salvar uma vida", exclamou na publicação.
O médico contou que Brunna nasceu com um problema chamado "transposição das grandes artérias" e que ela havia passado por um cirurgia paliativa ainda quando bebê. A criança, que pesa 30 quilos, sempre recebeu acompanhamento médico pela sua condição. Há 14 dias, ela precisou passar por um novo procedimento para melhorar a sua oxigenação, porque seu tom de pele estava cada vez mais "roxo". Neste novo procedimento, no entanto, o coração não suportou a circulação.
Brunna, que é paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), hoje sobrevive por estar ligada a uma máquina de "oxigenação por membrana extracorpórea", conhecida como ECMO. Ela chegou a ser retirada dos tubos, mas não teve resistência para ficar sequer oito horas longe dos aparelhos.
Em meio a esse processo, o médico Madson Vidal e sua equipe pediram para realizar o transplante do coração, o que foi negado pela Central Nacional de Transplantes, já que o Hospital Rio Grande não havia sido credenciado para isso. Nenhuma outra unidade foi indicada, no entanto, apesar da urgência solicitada. A equipe médica recorreu à Justiça, mas também teve o pedido negado. "Enquanto isso, ela continua na UTI em estado grave", lamentou o médico, que já havia reclamado em sua postagem: "A burocracia é a mais importante que a vida e mata".
O apelo do médico nas redes sociais levantou a possibilidade de que Brunna seja levada para Recife para a realização do transplante, ainda sem data definida. "Ela vai precisar ser levada numa UTI aérea. Tem um transporte delicado, tem um risco, claro, mas a gente sabe que está tentando", explicou.
Pela situação delicada, Madson Vidal explica que a menina deve entrar na lista de prioridades da Central Nacional de Transplantes. "É importante que tudo se desenvolva de forma rápida. Isso porque hoje ela está ligada a máquina de ECMO, que pode lhe causar uma infecção ou outra complicação", fala.



Não se deveria fazer contas ou haver “burocracias” para tentar salvar uma vida. Estamos com uma menina linda com seu coraçaozinho, que não funciona mais, conectado através de tubos a uma máquina (ECMO) para que ela não morra. Ela precisa fazer um transplante de coração para continuar lutando para viver, mas a Central Nacional de Transplantes negou que a equipe de transplante do @hospitalriogrande a listasse para ser transplantada aqui em Natal, porque o credenciamento do hospital não foi finalizado, e nem ofereceu outra unidade hospitalar transplantadora em outro estado para encaminhar criança( a burocracia é a mais importante que a vida e mata). Recorremos à justiça que não deu decisão favorável à criança por trâmites probatórios sem fim. Queremos que o poder público se responsabilize pela criança autorizando o transplante em Natal ou ofereça essa possibilidade em outro estado e faça o transporte em uti aerea. O sangue dela é B- ( raro) , e a máquina não funciona por tempo indeterminado, e esse tempo perdido pode determinar a impossibilidade do transplante. Vamos lutar para que Brunninha tenha pelo menos a chance de tentar o transplante. Peço ao presidente da República @jairmessiasbolsonaro ao @minsaude e @henriquemandetta , a governadora @fatimabezerra13 a @sesaprn a @jf_rn que listem Brunninha como prioridade nacional para tentar fazer o transplante de coração aqui em Natal ou em qualquer outro hospital do Brasil. Ajudem a salvar essa vida!
Uma publicação compartilhada por Madson (@madsonvidal) em
G1-RN

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se