(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-40913284-2', 'auto'); ga('send', 'pageview');
NOME NOME NOME NOME NOME

03/11/2025

Água avermelhada em Pipa chama atenção de moradores e turistas




A coloração avermelhada da água entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, em Pipa, tem chamado atenção nos últimos dias e gerado questionamentos entre moradores e turistas que frequentam a região. Registros em fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o mar com tons incomuns, levantando dúvidas sobre uma possível mudança ambiental no local.
De acordo com o professor de Geologia da UFRN, Rodrigo de Freitas, pelas imagens é provável que o fenômeno esteja relacionado à chamada maré vermelha. Ele aponta, porém, que esse tipo de ocorrência não é comum nas praias de Tibau do Sul. A maré vermelha acontece quando há proliferação de microalgas marinhas, como dinoflagelados e cianobactérias, que podem colorir a água em tons avermelhados, especialmente em condições de maior temperatura, excesso de nutrientes no mar e menor circulação de correntes.
Segundo especialistas, apesar de ser um fenômeno natural, a concentração dessas microalgas pode, em alguns casos, liberar toxinas ou reduzir o nível de oxigênio na água, afetando peixes e outras espécies marinhas. Por esse motivo, é recomendável que banhistas evitem contato direto com a água caso notem odor forte, espuma fora do comum ou peixes mortos na área.
No entanto, moradores e trabalhadores da região apresentam outra explicação para a coloração. Luiz Carlos, que trabalha com passeios de lancha nas praias de Pipa, afirma que o fenômeno é comum e não tem relação com a maré vermelha. “Para gente é normal, quando a maré seca muito, aqui fica só na argila. Daí vem a maré de lua, que enche, e faz com que o mar chegue até as falésias. Ele puxa aquela barro vermelho que fica na base e arrasta para água. Por isso, a cor da praia”, explicou.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informou que ainda não havia sido notificado oficialmente sobre o caso, mas que o registro foi feito e uma equipe deve ir até o local para realizar análises e confirmar a causa do fenômeno.
As imagens e primeiras informações foram divulgadas pelo perfil @tibau_noticias_pipa no Instagram, que relatou a preocupação de moradores e turistas diante da mudança na cor da água. 

Com informações de Portal da Tropical

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se