(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-40913284-2', 'auto'); ga('send', 'pageview');
NOME NOME NOME NOME

21/02/2025

OPERAÇÃO É DEFLAGRADA CONTRA GRUPO SUSPEITO DE ADULTERAR E OCULTAR DOCUMENTOS PÚBLICOS EM PREFEITURA DO RN





Policiais civis do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), em conjunto com a 80ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz, deflagraram, nas primeiras horas desta sexta-feira (21), a "Operação Linha de Produção", com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de alterar, suprimir e ocultar documentos públicos da Prefeitura de Santa Cruz.
As investigações apontam que as irregularidades teriam sido cometidas por integrantes da gestão municipal anterior (2021-2024), logo após as eleições de 2024. Em 2025, a nova administração constatou a ausência de documentos essenciais para a continuidade dos trabalhos. 
No dia 10 de janeiro, esses documentos foram localizados em um imóvel alugado "em caráter emergencial" pela gestão anterior, após a derrota eleitoral.
Durante a apuração, a Polícia Civil identificou a existência de uma estrutura clandestina voltada à adulteração documental, operada por ex-servidores e contratados já exonerados. 
No local, foram encontrados processos administrativos alterados, documentos suprimidos e indícios de pagamentos irregulares. Além disso, a nova administração municipal denunciou que os computadores da prefeitura teriam sido formatados, comprometendo informações essenciais. 
Diante desse cenário, foi decretado estado de calamidade administrativa no município.
A operação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba e Santa Cruz, além da aplicação de nove medidas cautelares diversas da prisão. 
Entre as restrições impostas pela Justiça, destaca-se a proibição dos investigados de acessarem qualquer dependência da Prefeitura de Santa Cruz, especialmente o setor de arquivos, onde teriam sido realizadas as adulterações. 
Até o momento, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo no município de Santa Cruz.
O nome da operação faz referência à estrutura organizada descoberta no local que abrigava o "arquivo morto" da prefeitura. 
As investigações identificaram um esquema estruturado de adulteração documental, funcionando em etapas bem definidas. 
Na fase de manipulação digital, computadores e impressoras eram utilizados para produzir documentos adulterados. 
Em seguida, na etapa de análise documental, mesas eram organizadas para revisar os procedimentos administrativos e identificar pendências, como assinaturas ausentes. 
Por fim, na fase de fraudes e digitalização, páginas de processos eram rasgadas ou substituídas antes da digitalização e novo arquivamento.
Entre os indícios de irregularidades encontrados, destacam-se procedimentos sem assinaturas, acompanhados de anotações sobre as pendências, páginas parcialmente suprimidas, onde assinaturas eram retiradas e substituídas antes da digitalização, e processos financeiros com pagamentos efetuados sem a devida liquidação, caracterizando possível desvio de recursos públicos.

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se