NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

28/12/2021

MOSSORÓ PERDE QUASE 5 MIL DOSES DA VACINA Pfizer POR CAUSA DO PRAZO DE VALIDADE




Na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, 4.782 doses passaram do prazo de 31 dias após o descongelamento e não podem mais ser utilizadas.
Mossoró confirmou perda de 4.782 doses do imunizante da Pfizer. — Foto: Hugo Andrade / Intertv Costa Branca

A Secretaria de Saúde de Mossoró confirmou nesta terça-feira (28) a perda de 4.782 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Os imunizantes passaram do prazo de validade após o descongelamento e não podem mais ser utilizadas.
O coordenador do programa municipal de imunização, Etevaldo de Lima, explicou que após o descongelamento as vacinas devem ser aplicadas em até 31 dias.
“Público nós temos. O que está faltando é parte desse público buscar a vacinação contra a covid. Nós usamos de todas as estratégias, pontos extras de vacinação, vacinamos de domingo a domingo, porém a população não quer”, disse Etevaldo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró - a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte - o número de pessoas com a D3 em atraso é de 8.127. Em relação a D2 o número é ainda maior, são 11.280 pessoas que ainda não procuraram os pontos de vacinação para dar continuidade ao esquema.
O coordenador disse ainda que outros imunizantes correm o mesmo risco de serem descartados por terem excedido os prazos de conservação estipulados na bula.
No caso da vacina Coronavac, após aberto o frasco, as doses devem ser aplicadas em até 8 horas. E para Astrzeneca, o prazo de aplicação após aberto o frasco é de 48 horas.
Segundo a secretaria, o próximo lote da Pfizer com cerca de 7 mil doses, se vence no dia 15 de janeiro.
“A estratégia é facilitar o acesso. Praticamente em todos os cantos da cidade nós estamos colocando pontos de vacinação. Então tem vacina no município, tem local para se vacinar. O que realmente está faltando é uma parte dessa população que necessita da proteção contra covid buscar se imunizar”, reforçou o coordenador.
Mossoró passa a oferecer vacina contra gripe em todos os pontos de imunização contra Covid
Pontos de vacinação
Nesta terça-feira (28), a população pode procurar uma das 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS), na zona urbana e rural, para receber a vacina contra a Covid 19. Nas unidade é necessário fazer agendamento.
Além das UBSs, a prefeitura afirma que disponibilizou um ponto de vacinação na galeria Oitava Rosado Mall, localizada na Avenida João da Escóssia, bairro Nova Betânia. O ponto funciona das 12h às 20h.
Em todos os pontos de vacinação são oferecidas as vacinas contra a Covid-19 e também contra a gripe.

G1-RN


NOME

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se