NOME NOME NOME NOME NOME

02/07/2021

CENTENAS NO RN PODEM TER TOMADO VACINAS CONTRA COVID-19 VENCIDAS




Segundo registros oficiais, cerca de 233 doses da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 39 municípios potiguares.
Foto Elisa Elsie/Assecom

Pelo menos 233 doses vencidas da vacina AstraZeneca podem ter sido aplicadas no Rio Grande do Norte, de acordo registros oficiais do Ministério da Saúde, esmiuçados nesta sexta-feira, 2, em matéria da Folha de São Paulo. Ao todo, no Brasil. Estima-se que tenham sido utilizados até o dia 19 de junho, 26 mil doses dos imunizantes com o prazo de validade expirado, em 1.532 municípios.
No topo do ranking do RN aparece João Câmara, com 55 doses. Número bem inferior à campeã no uso de vacinas vencidas, Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense, segundo a matéria, vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).
Na lista potiguar, aparecem depois Augusto Severo (42 doses), Baia Formosa (15), Mossoró (15), Natal (12), Janduís (12), Jardim de Piranhas (11). Todas as outras cidades do RN na listagem têm menos de 10 doses vencidas aplicadas, sendo a maior parte com apenas uma dose: 14 cidades. E outros 10 municípios potiguares com apenas duas doses. Em Parnamirim, a terceira maior cidade do estado, aparecem cinco doses.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, através de nota, que todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida, “foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e das regionais para os municípios dentro do prazo de validade e em tempo oportuno”.
O texto ainda destaca que as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e das regionais de saúde com qualidade aferida.
A equipe de imunização da Sesap aponta que “possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”, diz texto. A justificativa tem sido reproduzida por diversas secretarias em todo o Brasil.
Vacinas vencidas
Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.
O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico abaixo) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.
Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.
Confira abaixo a lista da cidade e o número de doses.
Cidade Quantidade
João Câmara 55
Augusto Severo 42
Baía Formosa 15
Jardim de Piranhas 11
Janduís 12
Alexandria 6
Macaíba 8
Pedro Avelino 5
Mossoró 15
São Pedro 3
Açu 3
Venha-Ver 3
São Gonçalo do Amarante 2
Martins 2
São Paulo do Potengi 2
Currais Novos 4
Parnamirim 5
Itajá 2
Umarizal 2
Upanema 2
Nova Cruz 2
Monte Alegre 1
Nova Cruz 1
Olho D’água do Borges 1
Montanhas 1
Ielmo Marinho 1
Apodi 1
Canguaretama 2
São José do Campestre 1
Bento Fernandes 1
Barúna 1
Goianinha 1
Nísia Floresta 1
São Francisco do Oeste 1
Almino Afonso 1
Natal 12
Caicó 1
Touros 2
Ceará-Mirim 2



NOME

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se