NOME NOME NOME NOME NOME

22/06/2021

CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ VIRA FILME E ESTREIA NESTA QUARTA (23) NA INTERNET




Por causa da pandemia, o espetáculo de teatro que conta um dos momentos históricos mais marcantes do Oeste potiguar foi adaptado para as telas. 
Filme Chuva de Bala no País de Mossoró estréia nesta quarta-feira, 23 — Foto: Cedida / Prefeitura de Mossoró
A encenação de um dos eventos mais marcantes da história de Mossoró, no Oeste potiguar, o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró ganhou uma versão de cinema em 2021.
O filme estrei nesta quarta (22). A expulsão do bando de Lampião da cidade, em junho de 1927, se tornou um tradicional espetáculo encenado ao ar livre durante o evento Mossoró Cidade Junina (MCJ), que existe há 24 anos. 
Porém, a pandemia obrigou o município e os artistas locais a se reinventarem. Em 2020, o espetáculo não foi realizado devido à pandemia da Covid-19, mas a programação volta em 2021, preparada para ser assistida nas telas de televisões, computadores e smartphones. 
O filme Chuva de Bala no país de Mossoró estreia nesta quarta-feira (23), véspera do dia de São João, e será exibido através do canal oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube. 
O diretor do espetáculo, Marcos Leonardo, conta que a maior dificuldade foi transformar uma encenação teatral em filme, mantendo a identidade do Chuva de Bala. 
“Nosso maior desafio foi a gente tentar desapegar do teatro e começar a pensar cinema. Mesmo assim, a gente quis deixar impresso a coisa que a gente mais ama que é o teatro. Você não vai assistir um filme literalmente, você vai ver um espetáculo de teatro gravado em um filme”, explica Marcos. 
Nas últimas décadas, o Chuva de Bala no País de Mossoró foi apresentado em um cenário montado ao ar livre, no adro da Igreja de São Vicente, uma das trincheiras mais importantes durante a invasão do bando de Lampião a terra de Santa Luzia. 
Esse ano a secretaria municipal de cultura teve a ideia de transformar o Chuva de Bala em filme, com o objetivo também de trazer renda para os artistas locais. 
“Nesse contexto de pandemia, a gente se reinventa no processo realização do Chuva de Bala como um filme”, destacou o secretário municipal de Cultura Etevaldo Almeida. 
Mais de 100 pessoas participaram do Chuva de Bala. São 72 artistas de 16 grupos, ou independentes, envolvidos diretamente no filme, entre bailarinos, atores, atrizes e músicos. O filme promete unir elementos da música, dança e do próprio teatro para contar a resistência de Mossoró à invasão de Lampião e seus cangaceiros em uma narrativa cinematográfica. 
O filme será exibido a partir das 20h15 desta quarta-feira (23), no canal da Prefeitura de Mossoró. Logo depois, haverá shows de artistas da terra nos Polos Cidadela e Estação das Artes. 
As apresentações serão transmitidas também virtualmente direto dos palcos dos teatros Municipal Dix-Huit Rosado e Lauro Monte. A programação completa de shows também está disponível no site do Mossoró Cidade Junina.
Espetáculo terá participação de mais de 100 artistas locais — Foto: Cedida/ Prefeitura de Mossoró
G1-RN

NOME

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se