NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

16/11/2020

SECRETARIA DE SEGURANÇA DO RN REGISTRA 56 OCORRÊNCIAS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS



Segundo Sesed, foram cinco crimes contra candidatos, 42 crimes eleitorais e nove crimes comuns relacionados ao pleito eleitoral.

Durante Eleições 2020, 56 ocorrências ligadas ao pleito eleitoral foram registradas no RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou 56 ocorrências diretamente ligadas às eleições municipais neste domingo (15). O balanço foi feito pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Do total de ocorrências, 27 resultaram em prisão ou condução à delegacia, sendo quatro de candidatos e 23 de eleitores. Os tipos de crime que mais foram constatados foram: bocas de urna (19), crimes de desobediência (9), compras de voto (5), registros de ameaça (3) e homicídios tentados contra candidatos (2).

Os casos aconteceram em várias cidades. Em Acari, um candidato a vereador foi preso por distribuir "santinhos". Em Ouro Branco, onze pessoas foram presas por boca de urna. Em Caicó, 17 pessoas foram detidas por aglomeração com uniformes e broches padronizados, o que é proibido por lei.

De acordo secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo, as ocorrências foram registradas nas delegacias, mas ainda serão apuradas. “As condutas que levaram ao encaminhamento de pessoas até as delegacias ou atos de prisão em flagrantes, estão sob responsabilidade da Polícia Federal e da Polícia Civil", disse

"A Sesed não registrou nenhuma ocorrência de maior potencial ofensivo no estado”, concluiu o coronel, que considerou a Operação Eleições 2020 exitosa.

A ação foi realizada de maneira integrada, envolvendo todas as instituições de segurança pública estadual, forças federais e guardas municipais. Cerca de 15 mil agentes participaram da operação durante todo o final de semana, dando cobertura a 1.539 locais de votação em 167 cidades.

Veja a lista de ocorrências

Crimes contra candidatos

3 ameaças contra candidatos

2 homicídios tentados (sendo um desses registrado em outubro)

Crimes eleitorais

19 bocas de urna

9 desobediências às ordens

5 compras de voto

2 transportes de eleitores

2 impedimento ou embaraço ao exercício do voto

2 falsidades ideológica

2 fatos e imputações inverídicas (fake news)

1 desordem que prejudique os trabalhos eleitorais

Crimes comuns relacionados às eleições

4 lesões corporais

4 ameaças

1 homicídio tentado

 G1-RN

NOME



comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se