NOME NOME NOME NOME NOME

19/07/2019

GOVERNO DO RN E POLÍCIA FEDERAL FIRMAM ACORDO PARA COOPERAÇÃO NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO



Termo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (18) pelo Poder Executivo e a Superintendência da PF.
Acordo entre Governo do RN e PF para enfrentamento ao crime organizado foi assinado nesta quinta-feira (18) — Foto: Elisa Elsie
O Governo do Estado e a Polícia Federal firmaram um acordo para cooperação no enfrentamento às organizações criminosas no Rio Grande do Norte. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (18) pelo Poder Executivo e a Superintendência da PF.
De acordo com nota enviada pelo governo, a força tarefa agirá no combate a diversos crimes no estado potiguar, desde o tráfico de drogas nacional e internacional até a lavagem de dinheiro, com uma ação conjunta envolvendo as polícias Militar e Civil sob a coordenação da Polícia Federal.
O modelo dessa cooperação técnica, ainda segundo o Executivo, é pioneiro no Brasil. A parceria tem vigência oficial de cinco anos, contados a partir da publicação no Diário Oficial da União. “Este acordo representa um avanço no combate ao crime organizado e na busca pela diminuição dos índices de criminalidade no Rio Grande do Norte”, declarou a governadora Fátima Bezerra.
A chefe do Executivo estadual assinou o documento em conjunto com o vice-governador Antenor Roberto, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, a superintendente da PF no RN, delegada Tânia Fogaça, o comandante da PM-RN, coronel Alarico Azevedo, e a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva.
“Essa parceria aponta que estamos trabalhando e trazendo resultados. Com essa parceria a Polícia Federal dá ainda mais credibilidade e mostra que acredita no sistema de segurança pública potiguar. Vamos prestar um grande serviço à população”, completou o secretário Francisco Araújo.
De acordo com o Governo do Estado, a parceria inclui treinamento e capacitação dos agentes de segurança e troca de informações entre as forças estaduais e federais.
“A Polícia Federal tem muito o que aprender com as forças de segurança do RN, mas também tem muito a ensinar. Vamos focar inicialmente na formação da força-tarefa de combate ao crime organizado e seguir trabalhando na parte de treinamentos, compartilhamento de bancos de dados e outros pontos como a questão de bombas e explosivos”, explicou a delegada Tânia Fogaça.
Para médio e longo prazo, o Executivo afirma que também está trabalhando na produção do Plano Estadual de Segurança Pública. A ação, que é conduzida pelo vice-governador Antenor Roberto, visa a tornar o Rio Grande do Norte o primeiro estado do país a apresentar um plano de segurança ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública e, consequentemente, aderir ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).



G1-RN

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se