NOME NOME NOME NOME NOME

30/04/2018

CRIANÇA DE 5 ANOS MORRE COM SUSPEITA DE GRIPE H1N1 EM MOSSORÓ-RN



Uma criança de cinco anos morreu na noite deste domingo, 29, com suspeita de gripe do tipo Influenza A (H1N1) na UTI pediátrica do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.
Segundo foi apurado,inicialmente a criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento - UPA do bairro Santo Antônio, apresentando sintomas de gripe muito grave e dificuldades para respirar.
Após ser entubada, uma ambulância UTI de Suporte Avançado do SAMU realizou a transferência da criança para a UTI Pediátrica em estado grave, mas ela acabou não resistindo.
Todos os profissionais da equipe médica que atenderam a criança estão fazendo a profilaxia com Tamiflu, uma medicação para evitar a contaminação pelo vírus, 
O caso é tratado como suspeito e a confirmação da causa da morte só vai sair depois de exames laboratoriais.

Dicas para prevenir-se da gripe H1N1
Vacina
A vacinação é a forma mais eficiente de proteção contra a gripe. Ela é feita anualmente, pois os vírus causadores da gripe sofrem mutações, sendo fundamental acompanhar as mudanças para que a vacina produzida seja realmente eficiente. Além disso, é importante acompanhar e conhecer os tipos que estão circulando na população. Em 2016, a vacina distribuída pelo Ministério da Saúde garante proteção contra o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e uma cepa (linhagem) de Influenza B.
A vacinação contra H1N1 pode ser feita em estabelecimentos particulares e públicos quando começarem as campanhas de vacinação. Na rede pública de saúde, o fornecimento de vacinas depende da classificação do paciente em algum dos grupos a seguir: gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de seis meses e menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Outras formas de prevenção

Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Essas gotículas podem entrar em contato com outra pessoa, causando sua contaminação, ou ainda cair em superfícies que podem contaminar outros indivíduos. Diante das formas de contaminação, fica claro que a prevenção está diretamente ligada à higiene.
Entre as principais ações que devem ser feitas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1, podemos citar:
Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;
Utilizar lenços descartáveis;
Deixar o ambiente sempre ventilado;
Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;
Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.


Ismael Souza

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se