NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

25/05/2017

91 PRESOS FOGEM DE PENITENCIÁRIA NA GRANDE NATAL;É A MAIOR FUGA DA HISTÓRIA DO SISTEMA PRISIONAL DO RN



Fuga aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25) na Penitenciária Estadual de Parnamirim; nove foram recapturados.
Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)
A maior fuga já registrada na história do sistema prisional do Rio Grande do Norte aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25). Foi na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, de onde 91 presos escaparam por um túnel de aproximadamente 30 metros de extensão. Nove foram recapturados. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), que já determinou a abertura de uma sindicância para apurar se houve facilitação.
Inicialmente, o secretário Luis Mauro Albuquerque, titular da Sejuc, havia informado a fuga de 82 detentos. Depois, retificou a informação ressaltando que nove haviam sido recapturados, e que o número exato de fugitivos era 91, restando 82 a serem recapturados.
Até então, a maior fuga ocorrida no estado havia sido a de janeiro deste ano, durante o massacre de Alcaçuz. A penitenciária, a maior do RN, fica em Nísia Floresta, também na região metropolitana da capital potiguar. A Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) considera que pelo menos 26 presos foram assassinados na ocasião, e que 56 conseguiram escapar em meio à matança.
A Penitenciária Estadual de Parnamirim tem capacidade para pouco mais de 400 detentos. Atualmente, no entanto, abriga mais de 600 presos.
Detentos escavaram um buraco para escapar da unidade; roupas ficaram para trás (Foto: Aura Mazda/Tribuna do Norte)
A fuga
Segundo a Polícia Militar, a debandada aconteceu por volta das 4h. Após a descoberta da fuga, a direção da unidade pediu reforço para a segurança na área externa. Com a chegada de mais policiais, houve buscas e oito fugitivos foram recapturados perambulando pela região.
A PM também informou que pelo menos dois carros e uma motocicleta foram vistos dando apoio ao resgate dos presos. Os fugitivos também trocaram de roupa para dificultar a identificação. No estado, o sistema penitenciário adotou camisa branca e bermuda azul como uniforme padrão dos presos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), todas as torres de vigilância no entorno da penitenciária estavam ocupadas durante a fuga. Inclusive, a Sesed acrescenta que foi um dos guariteiros quem percebeu a movimentação, fez disparos de advertência e evitou que a debandada fosse maior.
Esta foi a segunda fuga registrada na PEP este ano. A primeira foi no dia 7 de janeiro, quando 14 detentos escaparam. Na ocasião, um buraco também foi escavado no pé do muro. Um policial militar que trabalhava em uma das guaritas da unidade, suspeito de ter facilitado a fuga, foi afastado.
Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar está em calamidade pública desde o dia 17 de março de 2015, após uma onda de rebeliões que atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. O decreto, renovado em março deste ano, tem validade por mais 180 dias.

Por Anderson Barbosa e Andrea Tavares, G1 RN

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. População de Mossoró que tiver Carro e moto pode colocar no seguro e ter cuidado, que esses safados já já aparece por aqui fazendo assalto.

    ResponderExcluir
  2. Porque serra que so tem fuca rebelião nos presidios estaduais eu não vejo aconteser nada nos federais se ouve facilidade kkkkkkk tão de princadeira com o povo

    ResponderExcluir
  3. Vish Artur ta na área

    ResponderExcluir
  4. Isso aí não é fuga é pq deixam fugir

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendo o puique que todo mundo aqui tem o mesmo nome de "ANÔNIMO" ta na moda é? kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Vish júnior maluquinho chega já pela cidade de assu

    ResponderExcluir
  7. Pra completar o rn é o único estado que Onde o concurso pra agente penitenciário é para nível superior nos demais são todos para nível médio inclusive o depem que é federal.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se