NOME NOME NOME NOME NOME NOME

26/12/2017

EM UMA SEMANA SEM POLÍCIA NA RUA,RN TEM 50 HOMICÍDIOS E MAIS DE 360 ROUBOS



Com salários atrasados, policiais estão aquartelados desde a última terça (19).
Secretário de Finanças de São José do Campestre foi assassinado no sábado (23); dentro do carro estava a mãe dele, que é prefeita da cidade (Foto: Ranniery Sousa/Inter TV Cabugi )
Em uma semana sem policiamento nas ruas, o Rio Grande do Norte registrou 50 homicídios, de acordo com o Observatório da Violência Letal Intensional (Óbvio) - instituto que contabiliza crimes deste tipo no estado. Somente na região metropolitana de Natal, nesse mesmo período, aconteceram 163 roubos de carros. Ao todo, foram 360 crimes contra o patrimônio, segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado.
Desde a terça-feira (19), em protesto contra atrasos de salários e falta de condições das viaturas, do material de proteção e das armas, policiais militares estão aquartelados. A Polícia Civil também passou a atuar em regime especial, apenas nas delegacias de plantão e regionais, desde a última quarta-feira (20). A situação levou o governo estadual a pedir reforço da Força Nacional, que enviou 70 homens e mulheres para o estado.
No último final de semana, entre a sexta (22) e o feriado desta segunda (25), 34 pessoas foram vítimas de homicídio no estado. Entre os crimes, houve o assassinato de um secretário em São José do Campestre. Em Mossoró, houve o duplo homicídio de mulheres, e uma criança de 1 ano e 11 meses foi baleada.
Somando os casos desde a última terça (19), há um total de 50 mortes registradas no estado, desde que os policiais deixaram o trabalho ostensivo. A maioria dos casos aconteceu em Mossoró, na região Oeste. Lá, foram 12. A capital potiguar ficou em segundo lugar no número de crimes deste tipo, com 11 mortes, segundo o Óbvio.
Um desembargador aposentado também foi vítima de um sequestro relâmpago no município de Taipu.
Houve principalmente aumento no número de arrombamentos a lojas e roubo de carros. Mais casos desse tipo foram registrados na madrugada desta terça-feira (26), em Mossoró, segunda maior cidade do estado. Três lojas foram arrombadas. Os dados não estão representados nas tabelas, que só levam em conta os registros na região metropolitana da capital.
Loja de motos teve portas quebradas durante a madrugada em Mossoró, RN (Foto: Hugo Andrade/Inter TV Cabugi)
Entre os estabelecimentos saqueados, está uma farmácia e uma loja de ferramentas. Segundo a PM, criminosos tentaram arrombar o cofre da farmácia, porém, como não conseguiram, acabaram levando alguns produtos. Já da loja de ferramentas, foram roubadas furadeiras.
Um loja de motos também sofreu arrombamento, porém os bandidos não conseguiram levar nada.
Paralisação continua
Mesmo após decisão da desembargadora Judite Nunes, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que considerou a paralisação ilegal, policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte continuaram fora das ruas nesta terça-feira (26). Além do pagamento dos salários atrasados, eles também reivindicam melhores condições de trabalho.
Ajuda suspensa
O governo chegou a anunciar data de pagamento dos salários de novembro, dezembro e 13º, após combinar uma ajuda financeira de R$ 600 milhões com o Ministério da Fazenda. Porém, também nesta terça (26), o governo federal confirmou que vetou o valor após uma recomendação do Ministério Público de Contas da União que considerou o repasse inconstitucional.
O governo estadual afirmou que ainda não sabe se vai manter o calendário anunciado.

G1-RN

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se