NOME NOME NOME NOME NOME NOME NOME

14/05/2017

RN ATINGE MARCA DE 900 HOMICÍDIOS EM 2017;'NUNCA SE MATOU TANTO' DIZ INSTITUTO



Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) registra aumento de 28,21% no número de homicídios contabilizados; média é de 6,7 assassinatos por dia.
Necrotério do Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep) (Foto: Caroline Holder)
A violência segue desenfreada e batendo recordes negativos no Rio Grande do Norte. Neste domingo (14), com o assassinato de um casal em São José do Campestre, cidade distante 100 quilômetros de Natal, o estado alcançou a marca de 900 homicídios registrados somente este ano. A média é de 6,7 assassinatos por dia. Os dados são do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no RN.
Segundo dados do OBVIO, 851 homens e 47 mulheres já foram assassinados este ano no RN; corpos de duas vítimas ainda não foi possível determinar o sexo (Foto: OBVIO)
Além de homicídios dolosos, entram na estatística elaborada pelo OBVIO outros crimes violentos que resultem em morte, como roubo (no latrocínio), estupro ou lesão corporal seguidos de morte. Cadáveres e ossadas encontradas e mortos em confrontos policiais também são considerados.
Especialista em segurança pública e coordenador do OBVIO, Ivênio Hermes afirma que "nunca se matou tanto no Rio Grande do Norte". Ano passado, entre 1º de janeiro e 14 de maio, o instituto havia contabilizado 702 homicídios. "Agora, com a marca de 900 neste mesmo período, temos um crescimento no número de assassinatos na ordem de 28,21%. Isso significa uma taxa de 22,66 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, uma das mais altas do país", acrescentou.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) – é considerada aceitável uma taxa de 10 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes – mesma escala utilizada pela Organização das Nações Unidas, a ONU.
“As políticas públicas de enfrentamento da violência, mais uma vez, se mostram ineficazes. Ações isoladas, com pouco respaldo em uma integração entre as agências de polícia e suas inteligências, notoriamente não reduzem a violência homicida e continuamos mantendo a média de 100 vidas perdidas a cada 15 dias”, comentou Ivênio.
Cidades mais sangrentas
Em Natal, foram 244 assassinatos entre 1º de janeiro e o início desta manhã, dia 14 de maio. Na lista das cidades mais violentas do no estado, também preocupam:
Mossoró, com 97 homicídios contabilizados;
Parnamirim, com 60;
Ceará-Mirim, com 57.
Capital mais violenta do país
No início do mês, uma pesquisa elaborada e divulgada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, revelou outro dado preocupante ao apontar Natal, a capital potiguar, como a 10ª cidade mais violenta do mundo. A lista, que possui 50 cidades, inclui 19 cidades brasileiras. Destas, Natal é a primeira, com 69,56 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

Por Anderson Barbosa, G1 RN

comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Direitos humanos + toleracia com bandido + promessa de ressocializacao na cadeia + 30 anos de prisao (no maximo) = mais estupros + pedofilia + mortes + roubo.

    ResponderExcluir
  2. Só FILÉS!!! Quantos são de bem? Aposto que a maioria tem passagem pela POLICIA, portanto, isso é uma limpeza

    ResponderExcluir
  3. Quando a policia prende a justiça manda soltar.
    quando a justiça manda prender vão para um presidio tábua de pirulito fogem por brincadeira.
    Esta e a nossa realidade.
    Gonverantes usam o pretesto de melhorar a segurança pública para se elegerem mas sabemos que em quanto nao mudar a lei tudo vai continuar na mesma.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

class='tabs-widget-content tabs-widget-content-widget-themater_tabs-1432447472-id' id='widget-themater_tabs-1432447472-id2'>

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se