Google Analytics Alternative
NOME NOME NOME NOME NOME

08/03/2017

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Reprodução/Internet
O Dia Internacional da Mulher é um marco nas reivindicações e lutas femininas por igualdade. A data, 8 de março, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, relacionada a uma proposta feita, em 1910, pela líder feminista alemã Clara Zetkin, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas para lembrar operárias mortas durante um incêndio que ocorreu em uma fábrica em Nova York, em 1857.
De acordo com a antropóloga, pela Universidade de Brasília (UnB), e mestre em estudos da mulher, pela UAM-X México, Elisa Matos, a data é um importante avanço para o movimento feminista. 
“Essa data é importante ao movimento feminista, porque foi uma forma de unificar as lutas que estavam acontecendo em vários países desde o começo de século”, ressaltou. “
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. Na época, houve incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria.
Em 1977, a Assembleia Geral aderiu como base uma resolução sobre o dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e a Paz Internacional. O documento proclamava a comemoração da data pelos Estados-Membros em qualquer dia do ano, de acordo com as suas traduções históricas e nacionais.
Ter uma data para reivindicações específicas pelos direitos das mulheres, como a busca por melhores condições de trabalho, salários equânimes, direito ao voto, combate à violência contra a mulher, entre outras pautas, é muito importante. Todo esse processo é conquistado com muita luta”, completou a especialista. 
Para a ONU, o dia Internacional das Mulheres tem ganhado uma nova dimensão mundial para as mulheres nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A ampliação do movimento, que tem como base quatro Conferências Mundiais da ONU sobre o público feminino, contribuiu para a promoção dos direitos da mulher e a sua participação nas esferas política e econômica.


Por Portal Brasil

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
* NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.